O que é Hérnia de disco?

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal.

Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Sintomas de Hérnia de disco.

Uma pessoa pode ter uma hérnia de disco e nem se dar conta disso. Mas na maioria dos casos o paciente sente dores.

A dor é mais concentrada nas regiões lombar e cervical da coluna e em alguns casos ela pode irradiar para os membros superiores, no caso da hérnia cervical e para os membros inferiores, (ciático) nos casos da hérnia lombar.

Agende sua Consulta por WhatsApp

Os principais sintomas da hérnia de disco são:

• Dor cervical, torácica (dorsal) ou lombar
  • Dor nos braços ou nas pernas (ciático)
  • Sensação de formigamento, câimbras nos braços e nas pernas
  • Sensação de fraqueza por causa dos nervos acometidos
  • Em casos mais raros porém mais graves, existe a alteração dos esfínceteres vesical (urina) e anal (fezes).

Tipos de hérnia de disco

O início de uma lesão discal pode acontecer quando a pessoa não tem uma boa postura, faz levantamento de pesos sem dobrar os joelhos e não ingere cerca de 2 litros de água por dia. Nesse caso, apesar de não ter formado uma hérnia, o disco já está danificado, tem menor espessura, mas ainda mantém seu formato original: oval. Se a pessoa não melhorar sua postura e seus hábitos de vida, em poucos anos, provavelmente ela irá desenvolver uma hérnia de disco.

A hérnia ocorre quando o disco vertebral perde seu formato original, deixando de ser oval, formando um abaulamento, que é uma espécie de ‘gota’, que pode pressionar a a raiz do nervo ciático, por exemplo. Assim, os 3 tipos de hérnia de disco que existem são:

• Hérnia de disco protusa: é o tipo mais comum, quando o núcleo do disco permanece intacto, mas já há perda da forma oval;
  • Hérnia de disco extrusa: quando o núcleo do disco encontra-se deformado, formando uma ‘gota’;
  • Hérnia de disco sequestrada: quando o núcleo está muito danificado e pode até mesmo se dividir em duas partes.

tipos-hernia-de-disco-clinica-harmony-campo-grande-ms

Uma pessoa pode ter mais de uma hérnia discal e ela pode ir aumentando de gravidade com o passar do tempo. Geralmente quando a pessoa tem apenas desidratação do disco, ela não tem nenhum sintoma e só descobre se fizer uma ressonância magnética por outro motivo qualquer. Os sintomas comummente surgem quando a hérnia já piorou e encontra-se no estágio de protrusão.

A hérnia ainda deve ser classificada de acordo com a sua localização exata, podendo ser póstero ou póstero lateral. Uma hérnia de disco póstero lateral pode pressionar o nervo causando sensação de formigamento, fraqueza ou perda da sensibilidade num braço ou numa perna, mas quando existe uma hérnia de disco posterior, a região pressionada é a medula espinhal e por isso a pessoa pode apresentar estes sintomas nos dois braços ou nas duas pernas, por exemplo.

Como é feito o Diagnóstico

O diagnóstico da hérnia de disco pode ser feito através da observação dos sintomas e do exame físico, mas também pode ser confirmado por exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que servem para avaliar o disco, sua espessura, a localização exata da hérnia e que tipo de hérnia a pessoa tem.

O exame de raio X não mostra claramente a hérnia mas pode ser suficiente para mostrar o alinhamento da coluna e a integridade ou destruição das vértebras e por isso, por vezes o médico solicita inicialmente o raio X e com o resultado deste, solicita a ressonância ou tomografia para avaliar a gravidade.

Ao confirmar que existe uma ou mais hérnias de disco, o médico pode indicar o tratamento que pode ser feito com fisioterapia, Pilates, RPG, osteopatia, ou cirurgia. Normalmente a cirurgia é a última opção de tratamento, ficando reservada para os casos onde a pessoa não apresenta melhora dos sintomas com as outras formas de tratamento, por um período superior a 6 meses.

O que causa hérnia de disco

A principal causa da hérnia de disco é a má postura no dia a dia, e o fato da pessoa não ter cuidado ao levantar e carregar objetos muito pesados. Assim é comum que as pessoas que trabalham como servente, pintores, empregada doméstica, motoristas e pedreiros, desenvolvam discopatia ou hérnia de disco, por volta dos 40 anos de idade.

Cerca de 10 anos antes de descobrir uma hérnia de disco é comum que a pessoa já tenha apresentado sintomas como dor nas costas que não cessa rapidamente. Este é um dos primeiros sinais de alerta que o corpo emite, mas que geralmente é ignorado, até que surja então a hérnia na coluna.

Alguns fatores que favorecem a instalação da hérnia são o envelhecimento, excesso de peso e o esforço físico inadequado e, por isso, para o sucesso do tratamento é importante eliminar todos estes fatores.

Tratamentos para hérnia de disco

Quando o tratamento é realizado corretamente, os sintomas podem desaparecer dentro de 1 a 3 meses, mas cada indivíduo responde de uma maneira ao tratamento e, por isso, em alguns casos este período pode ser maior. Para o sucesso do tratamento é importante saber a localização exata da hérnia e qual seu tipo. O tipo mais comum, que é a protrusão discal, pode ser tratado com:

• Uso de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico;
  • Sessões de fisioterapia com equipamentos, alongamentos e exercícios individualizados;
  • Osteopatia que consiste em estalar a coluna e realinhar todas os ossos e articulações;
  • Exercícios como RPG, hidroterapia ou Pilates orientado por um fisioterapeuta.

Durante o tratamento recomenda-se que a pessoa afaste-se das atividades que tenham provocado a hérnia, não faça esforços e não pratique nenhum tipo de atividade física.

Sintomas de hérnia de disco cervical

Os principais sintomas de hérnia de disco cervical são dor no pescoço, que pode se espalhar para os ombros, braços e mãos, e sensação de formigamento e de dormência, que podem variar dependendo do grau de deslocamento do disco.
A hérnia de disco cervical consiste em um deslocamento de parte do disco intervertebral, que é a região entre uma vértebra e outra, causado na maioria das vezes pelo desgaste da coluna e má postura. Fazem parte da coluna cervical as vértebras C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7, sendo que é mais comum o surgimento de hérnia de disco cervical entre as vértebras C6 e C7. Porém, independente da localização da hérnia, os sintomas serão semelhantes.

Alguns dos sintomas mais comuns que podem ocorrer em pessoas com hérnia de disco são:

• Dor no pescoço;
  • Dor que irradia para os ombros, braços e mãos;
  • Sensação de formigamento e de dormência;
  • Diminuição da força muscular;
  • Dificuldade para movimentar o pescoço.

Em alguns casos, a hérnia de disco cervical pode ser assintomática, podendo apenas ser descoberto acidentalmente durante um exame de imagem.

sintomas-hernia-de-disco-clinica-harmony-campo-grande-ms

Como é feito o diagnóstico da hérnia de disco

O diagnóstico da hérnia de disco cervical consiste na realização de um exame físico pelo médico, assim como uma conversa com o paciente para perceber a intensidade sintomas, assim como histórico de saúde e os hábitos de postura.
Além disso, podem ser realizados exames de diagnóstico, como raio-X, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética, por exemplo.

Em que consiste o tratamento hérnia de disco

O tratamento para hérnia cervical depende da localização, gravidade dos sintomas e do grau de compressão dos nervos da coluna. No início da doença, o tratamento consiste apenas em repouso, administração de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e, eventualmente, uso de colar cervical para evitar movimentos bruscos do pescoço.
No entanto, se os sintomas persistirem, pode ser recomendado fazer cirurgia para retirar a hérnia e descomprimir a coluna cervical. Também pode ser realizada uma fusão das vértebras afetadas ou inserção de uma prótese de disco.

Hérnia de disco lombar: o que é, sintomas, causas, tratamento

A hérnia de disco lombar acontece quando os discos entre as vértebras da coluna, que funcionam como amortecedores, são pressionados e mudam de forma ou se rompem, o que pode pressionar as raízes dos nervos próximos ao disco vertebral, causando sintomas como dor, formigamento ou dormência das pernas.
A hérnia de disco lombar é mais comum em idosos devido ao processo natural de envelhecimento, mas também pode ocorrer por obesidade, carregar peso em excesso ou por enfraquecimento dos músculos do abdômen e das costas que dão suporte à coluna.
É importante consultar um ortopedista quando são identificados sintomas de hérnia lombar para que seja feito o diagnóstico e, assim, poder ser indicado o tratamento mais adequado, o que pode ser feito com remédios, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.

Principais sintomas de Hérnia de Disco

Na maioria dos casos, a dor lombar é o primeiro sintoma de uma hérnia de disco. Essa dor pode ser constante ou piorar ao realizar movimentos e durar alguns dias, e depois melhorar. Outros sintomas da hérnia de disco lombar podem são:

•  Dor nas costas no final da coluna, que pode irradiar para o glúteo ou pernas;
  •  Dormência ou sensação de formigamento nas pernas e/ou pés;
  • Fraqueza nas pernas e/ou pés;
  • Dificuldade para movimentar-se;
  • Sensação de queimação ou formigamento nas costas ou nádegas;
  • Além disso, nos casos mais graves de compressão dos nervos da pelve, a pessoa pode perder o controle da bexiga e do intestino.

hernia-de-disco-clinica-harmony-campo-grande-ms

Embora a hérnia de disco lombar seja mais diagnosticada devido a presença de dor lombar, muitos casos são descobertos em exames de imagem da coluna vertebral, sem que a pessoa tenha sintomas.

Como confirmar o diagnóstico da Hérnia de Disco

Na maioria dos casos, o diagnóstico da hérnia de disco lombar pode ser feito com base nos sintomas apresentados e exame clínico em que o ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna, testam os reflexos neurológicos, a força dos músculos e a sensibilidade das pernas e dos pés e a habilidade de andar.
Além disso, o médico pode solicitar exames de imagem como raio-x da coluna, ressonância magnética ou tomografia computadorizada para verificar o local, tipo de lesão e quais nervos da região lombar estão afetados.

Possíveis causas da Hérnia de Disco

A causa mais comum da hérnia de disco lombar está relacionada com o envelhecimento natural do corpo, em que ocorre um desgaste gradual dos discos da coluna lombar,, pois conforme a pessoa envelhece, os discos tornam-se menos flexíveis, podendo rasgar ou romper mais facilmente. Além disso, pessoas que têm a musculatura abdominal ou das costas muito fraca, ou que têm excesso de peso ou obesidade, podem desenvolver hérnia de disco lombar, por sobrecarregar as costas.

Outras causas da hérnia de disco lombar podem ser por má postura, usar os músculos das costas em vez dos músculos da perna e da coxa para levantar objetos pesados, ou torcer ou girar as costas de forma abrupta, por exemplo. Além disso, o tabagismo também está relacionado com o desenvolvimento da hérnia de disco lombar por diminuir a quantidade de oxigênio para o disco lombar, fazendo com que se decomponha mais rapidamente.

Agende sua Consulta por WhatsApp